Segurança de profissionais e NR-12 em debate

Palestra na 75ª Soea demonstra preocupação do Sistema Confea/Crea com acidentes de trabalho

Público atento aos dados sobre os acidentes de trabalho

O último dia da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) abordou o tema fundamental para a segurança dos profissionais. Durante a tarde, os engenheiros Nei Beserra, Cesar Vianna, Hélio Domingos e Jaques Sherique discutiram o Anexo XII da NR-12.

Em 2011, o Ministério do Trabalho publicou por meio de portaria o anexo mencionado que retrata as exigências de requisitos técnicos para equipamentos de guindar para elevação de pessoas. Sobre esse anexo, Jaques Sherique afirma ser uma norma muito importante que trata da análise e prevenção de riscos de acidentes de trabalhos com máquinas e equipamentos. “Nesta palestra, trataremos especificamente das cestas aéreas que são os equipamentos usados para fazer a poda de árvores, manutenção de rede aérea, troca de lâmpadas, que têm mostrado altos índices de acidentalidade”.

 

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

 

Palestrantes

A palestra contou com a presença do presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza, que relatou a estatística de que dois terços dos acidentes de trabalho com óbitos são de profissionais terceirizados. “Importante essa palestra e gostaria de agradecer a organização do evento por permitir o debate sobre o tema que fala sobre vida”, declarou.

Hélio Domingos declara que o anexo 12 da NR12 tem como finalidade, além de ter equipamentos de qualidade, “conscientizar as empresas que fabricam e usam equipamentos a obrigação de mantê-los em boas condições de trabalho”.

Reportagem: Jescika Araújo (Crea-PI)

Edição: Julianna Curado (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Fotos: Art Imagem Fotografias

Tags: No tags

Comments are closed.