Crea-PR participa da Mostra de Boas Práticas na 74ª Soea


O Crea-PR participou, no dia 11, da Mostra de Boas Práticas dos Creas, durante a 74ª Soea, em Belém (PA). Na oportunidade foi apresentada pelo gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis), engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella, a organização do trabalho de fiscalização com a implantação de tecnologia, novas práticas de planejamento e a estruturação do Setor de Dívida Ativa.

Fiscalização no Crea-PR

O gerente Diogo apresentou todo o sistema de planejamento da fiscalização no Paraná e as ferramentas tecnológicas utilizadas. As principais inovações são o envio de denúncias on-line; diligências para atendimento dos agentes fiscais; implantação do registro de Solicitações de Serviços de Fiscalização; evolução nas ferramentas de controle das fiscalizações; criação do aplicativo para Android e iOS; padronização no cadastro de roteiros de fiscalização; busca de base de dados de estradas rurais; municípios cadastrados no sistema; sistema de gestão de território; e novas formas de controle da fiscalização. Além disso, entre outros tipos de fiscalização, foi criada a Operação de Fiscalização Especializada (OFE), realizada durante um curto período de tempo com abrangência estadual, realizando ações com temas que envolvem segurança, saúde e meio ambiente.

Estruturação do Setor de Dívida Ativa

O Setor de Dívida Ativa foi implantado dentro do Departamento Jurídico em 2013, com o objetivo de ampliar a cobrança de débitos inscritos em dívida ativa. O trabalho de cobrança é organizado nas fases: envio de ofício, ajuizamento, acordo e protesto. Após quatro anos de criação do setor é possível identificar um aumento significativo da arrecadação pelo pagamento de dívida ativa.

 Equipe de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua