Estudantes aproveitam Soea para decidir futuro profissional –


 

Estudantes foram recepcionados por integrantes da Comissão Organizadora do Contecc

A 74ª Soea, por meio da Comissão Organizadora do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia, reservou uma programação especial na manhã de ontem (11), voltada aos alunos do ensino médio de três instituições de ensino de Belém do Pará: Colégios Ideal, Dom Pedro I e Acrópole. Foi uma oportunidade para os estudantes definirem o futuro profissional.

Todos os alunos que estiveram presentes têm interesse em cursar engenharia. É o caso da estudante Letícia Manoela Casimiro, 16 anos, que está em dúvida entre as engenharias civil, naval e de materiais. “Ainda não sei o que fazer, mas espero esclarecer todas as minhas dúvidas neste evento e escolher o melhor para mim”, observa. Pelo menos 250 jovens participaram da programação organizada pelo Contecc.

Os estudantes foram recepcionados pelo professor paraibano Geraldo Baracuhy, um dos criadores do Congresso. Os alunos mostraram interesse pelo largo campo de atuação das engenharias e ficaram surpresos com a estrutura do evento. “O que queremos passar para eles é a nossa experiência e fazer com que os melhores façam engenharia”, destaca o educador. Neste ano, em sua quarta edição, o Contecc teve 679 trabalhos inscritos e 322 aceitos.

Alunos do ensino médio de três escolas de Belém conheceram as diversas modalidades da engenharia

Para o professor do Colégio Ideal, Cássio Maciel, a oportunidade viabilizada pelo Contecc é muito interessante porque ajuda não só na escolha, mas na formação do futuro profissional de engenharia. Integram a comissão organizadora do Contecc os professores Lúcio Antônio Ivar do Sul (coordenador), Daniel Antônio Salati (coordenador adjunto), Paulo Roberto Megna Francisco, Aline Costa Ferreira, Gisele Herbst Vazquez, José Geraldo Baracuhy, Dermeval Araújo Furtado, Homero Catão da Trindade, Vitor William Batista Martins e os engenheiros Roldão Lima Júnior e Ana Maria Pereira de Faria.

Criado como forma de apontar caminhos para que as inovações se desenvolvam com técnicas e aplicação de pesquisas que tenham como objetivo incentivar o desenvolvimento do país, o Contecc viabiliza um ambiente adequado para análise e discussão de oportunidades nas atividades profissionais, voltadas à Engenharia e à Agronomia.

 

 

Nadja Pacheco
Equipe de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua