Com o tema “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”, 72ª Soea começa em Fortaleza

Mais de 3,5 mil participantes acompanharam a solenidade de abertura da 72ª Soea, em Fortaleza
Mais de 3,5 mil participantes acompanharam a solenidade de abertura da 72ª Soea, em Fortaleza

A máquina do desenvolvimento brasileiro depende da participação da Engenharia nas grandes tomadas de decisão do País. Com esse pensamento, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, deu o tom à solenidade de abertura da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Na noite de ontem, os 3,5 mil participantes do evento receberam as boas-vindas de José Tadeu e do presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto.

CONFIRA MAIS FOTOS DA ABERTURA

Com as assinaturas do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Semana – que reúne público recorde a cada ano – e o Congresso Técnico  Científico da Engenharia e da Agronomia 2015 (Contecc) – com cerca de 550 trabalhos expostos, selecionados entre os mais de 800 inscritos – acontecem até a próxima sexta-feira, 18, com uma programação que tem como tema central “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”.

Presidente de Confea, José Tadeu da Silva
Presidente de Confea, José Tadeu da Silva

O presidente José Tadeu disse, sob aplausos em diversos momentos, que o Brasil precisa inspirar-se na Engenharia para voltar a atingir o caminho do crescimento. “Temos que colocar nosso conhecimento à disposição de todos, para voltar a colocar em funcionamento a máquina do desenvolvimento. O País precisa de comandos úteis para voltar a se desenvolver, colocando engenheiros no plano decisório. Mas hoje quem planeja o futuro do Brasil não é mais a nossa Engenharia. Quando as decisões vão para as mãos de juristas, atendendo leis de licitação, fazem-se obras até sem projetos detalhados, algo que não podemos admitir”.

A atuação histórica da área tecnológica desde a década de 1930 foi integrada a iniciativas atuais do Confea, como a campanha “Água é vida, energia é riqueza”, desenvolvida em 2014, a atuação do fórum permanente para tratar dos impactos da Operação Lava Jato, e ainda a campanha “Pela Engenharia, a favor do Brasil”, ambas em 2015.  José Tadeu da Silva ainda afirmou que o tema da 72ª Soea revela que “dedicamos boa parte do nosso tempo a discussões e análises para alcançar uma economia sustentável em busca de tecnologias limpas”.

Presidente do Crea-CE, Victor Frota
Presidente do Crea-CE, Victor Frota

Victor Frota Pinto, o anfitrião da Semana, apontou que a 72ª Soea está acontecendo em um momento trágico para o Brasil. “Principalmente para nosso Estado, que passa pela quarta seca seguida e está sendo castigado severamente por essa situação”. O anfitrião do evento ressaltou, ainda, que esta é a quarta vez que a Semana é realizada no Ceará. “Há dezenove anos esse mesmo evento tinha apenas mil participantes. Hoje recebemos quatro vezes mais, é uma outra realidade”. Frota destacou também que o regional cearense está completando 80 anos.

Diretor-presidente da Mútua, Paulo Guimarães
Diretor-presidente da Mútua, Paulo Guimarães

O diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães, desejou sucesso aos participantes. “Que nestes quatro dias possamos ter frutíferos debates em torno do tema central. Que saiamos daqui com soluções efetivas e práticas para nossas demandas e que elas reflitam em melhorias para a sociedade. Também estimo votos de sucesso à segunda edição do Contecc, um espaço fundamental para disseminação do conhecimento”.

Chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista
Chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista

O chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista, que na ocasião representou o governador Camilo Santana (PT), assim como o presidente do Crea-CE, também destacou que a 72ª Soea está sendo realizada em um momento oportuno, uma vez que o Estado enfrenta o quarto ano consecutivo de seca. “Nada existiria sem a Engenharia, pois é através dela que se constrói o mundo. Este evento pode contribuir com soluções para os problemas de estiagem que atingem neste momento o Ceará, o Brasil e o mundo”, observa, destacando ainda o desafio atual que está sendo colocado para os engenheiros, que é a transformação do País.

Presidente da FMOI, Marwan Abdelhamid
Presidente da FMOI, Marwan Abdelhamid

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI/WFEO), Marwan Abdelhamid, participou da solenidade, elucidando que a Federação congrega profissionais de diversos países e representa o compromisso da Engenharia com as nações e com o mundo. O engenheiro civil palestino concluiu sua fala arriscando algumas palavras em português: “Desejo a todos uma grande semana dos engenheiros e dos agrônomos. Obrigado!”.

Antes de iniciar a solenidade, o público acompanhou a apresentação de duas atrações culturais: a orquestra Sanfonas do Ceará, com 17 integrantes; e o pianista e engenheiro civil cearense Alex Tavares, que trouxe um repertório com músicas brasileiras e internacionais.

Atração cultural
Atração cultural

Sob a regência do maestro Zé do Norte, com produção musical de Compadre Barbosa e direção de Valter Medeiros, a orquestra passeou pelas canções tradicionais do Nordeste, tocando uma das peças mais conhecidas e símbolo da região, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Segunda atração da noite, o pianista Alex Tavares foi acompanhado pelo tenor Franklin Dantas e por músicos da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor). O ponto alto da apresentação foi a dança flamenca, executada ao som de “Granada”, de Agustín Lara.

Acyane do Valle (Crea-AM), Adriano Comin (Crea-SC), Alline Oliveira (Mútua), Beatriz Leal (Confea), Henrique Nunes (Confea), Maria Helena de Carvalho (Confea), Nadja Pacheco (Crea-BA), Valcilena de Oliveira(Crea-AC)

Equipe de Comunicação do Confea, dos Creas e da Mútua