O Brasil precisa da inovação tecnológica sustentável para contribuir com a vida de seus habitantes. Esse foi um dos caminhos apontados pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. José Tadeu da Silva, para promover o desenvolvimento do País, durante entrevistas a veículos do Sistema Verdes Mares de Comunicação, na manhã desta terça-feira (15), ao divulgar a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser aberta essa noite, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em seguida, acompanhado do presidente do Crea-CE, eng. civ. Victor Frota Pinto, e do presidente da Mútua Caixa de Assistência, eng. civ. Paulo Guimarães, o presidente do Confea visitou a sede do Crea-CE.
Ao incentivar a participação do público cearense no maior evento da área tecnológica do País, o presidente José Tadeu destacou a realização da segunda edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), cujas palestras e painéis, provenientes de 550 trabalhos aprovados, convergem com o tema da Soea deste ano: “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação”. Reforçando o atual cenário geopolítico mundial, em que água e energia são elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, afirmou que “a água poderá ser um ponto de conflito no futuro, mas a engenharia poderá ser uma fonte da paz para o mundo”.
Com esse espírito, José Tadeu da Silva descreveu os avanços tecnológicos, da telefonia móvel às redes sociais, para exemplificar como “a inovação tecnológica contribui para a vida das pessoas”. Viés técnico ratificado pelo presidente do Crea-CE, que enalteceu a “análise criteriosa” dos trabalhos apresentados ao Contecc. “Dos 21 premiados, três foram do Estado do Ceará. Com iniciativas como essas, esperamos contribuir para logo sairmos dessa recessão, uma vez que a engenharia é a primeira área afetada”, disse Victor Frota.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea





