
Encerrou-se ontem a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu. Foram quatro dias de intensos debates sobre o relevante papel da Engenharia para o desenvolvimento nacional: na economia, na acessibilidade, no empoderamento da mulher, na sustentabilidade ambiental. Durante a Semana, futuros profissionais aprenderam e veteranos tiveram suas experiências reconhecidas e compartilhadas, em cerca de cem eventos simultâneos dentro das programações da Soea e do Contecc. Foram 3,5 mil pessoas circulando pelos corredores, que expunham tecnologia, inovação, empreendedorismo e cultura.
A leitura da Carta de Foz do Iguaçu – documento em que o Sistema Confea/Crea se compromete com ações que visam ao fortalecimento do profissional da área tecnologia nacional e à inserção dos engenheiros na definição e execução de política públicas – marcou o encerramento da Semana. Lida pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Jorge Nei Brito, a Carta - que fala de mudanças e oportunidades e reflete a proposta do tema central da 73ª Soea: A engenharia a favor do Brasil –
pode ser lida na íntegra.
De acordo com o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, a Carta define o que foram estes últimos quatro dias. “É um documento importante, que nos induz a participar das políticas públicas do nosso país”, disse. Em seu pronunciamento final, Tadeu se dirigiu aos participantes do

evento: “vocês fizeram a Semana acontecer!”. Sem deixar de contextualizar que a Semana acontece num momento de falência econômica e corrupção generalizada no país, o presidente do Confea afirmou que o Sistema se pautará por modernizar a legislação, como a Lei de Licitações; defender o Projeto de Lei 13/2013 – que cria a carreira de Estado para engenheiros; e reforçar a integração de entidades nacionais e internacionais para estimular a mobilidade profissional.
Além disso – sob aplausos dos participantes do Contecc –, José Tadeu afirmou que a iniciativa de sucesso desde a primeira edição terá continuidade, assim como o incentivo dado ao Prêmio do Empreendedorismo da Mútua. A elevação do Grupo de Trabalho Equidade de Gênero para Comissão Temática e o debate contínuo com as entidades de classe nacionais, visando ao seu fortalecimento, também foram anunciados. “Hoje, a Soea é um plenário que revela o tamanho do Sistema Confea/Crea”, disse.
Anfitrião, o pr

esidente do Crea-PR, Joel Krüger, destacou a participação das mulheres, 28% dos inscritos. Ele fez questão de homenagear funcionários do Crea-PR, Confea e Mútua que organizaram a Soea, chamando-os ao palco para serem aplaudidos. "Todos trabalharam como uma só equipe, com dedicação, resultando neste sucesso", elogiou. Krüger agradeceu os profissionais e estudantes, de todas as regiões do Brasil e de outros países, e a parceria dos presidentes do Confea, José Tadeu, e da Mútua, Paulo Guimarães, além da participação dos conselheiros e dos presidentes dos Creas.
Próxima Soea
"Belém do Pará te espera". Era o que estava escrito na camisa do anfitrião da Soea de 2017, o engenheiro mecânico e presidente do Crea-PA, José Elias da Silva Lima. Contando com a participação de toda sua delegação, toda uniformizada, ele fez o animado convite. "Nosso belo e rico estado, portal de entrada para Amazonas, aguarda ansioso por

todos vocês na 74ª edição deste grandioso evento, marcado para ocorrer entre os dias 8 e 11 de agosto. O sucesso dele vai depender de cada profissional e estudante ligado ao Sistema. Na oportunidade, iremos comemorar os 40 anos da nossa Caixa de Assistência. Esperamos vocês!", convocou Elias, animado.
B
elém te aguarda
Em seus 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX. Nos últimos 20 anos, passou por forte movimento de verticalização, devido a novas tendências na construção civil local. Tem expressividade cultural, contando com importantes fortificações, parques e museus, como o Theatro da Paz, o museu Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA 73ª SOEA
Débora Pereira, Julianna Curado, Maria Helena de Carvalho e Vinicius Firmino
Equipe de Comunicação da 73ª Soea