De 29 de agosto a 1º de setembro, Foz do Iguaçu sediará um dos maiores eventos das profissões tecnológicas do País, a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Esta edição é muito simbólica porque coincide com o aniversário de 15 anos da última vez que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) recebeu a Semana.
O evento até hoje está marcado na memória dos profissionais pela eficiência na organização e pela excelente infraestrutura da cidade de Foz do Iguaçu, mas, principalmente, pela relevância dos temas abordados. Foi a partir das tratativas naquela Soea que se delinearam as diretrizes para a elaboração do novo Código de Ética, adotado pela Resolução 1002/2002.
Surge novamente a oportunidade de repetir essa riqueza de conteúdo e debates na 73ª Soea, assim como no 3º Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que já foi incorporado à programação e divulga os trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. Reunir em um só evento diversas gerações para valorizar o passado, de modo a reconhecer os avanços da atualidade e enriquecer o futuro, tem sido a marca da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia nesses mais de setenta anos, assim como canta o hino da cidade anfitriã: “Sempre mais progredir, que um passado de heroica nobreza, seja o aval de um fecundo porvir!”.
Foz do Iguaçu é uma cidade trinacional, que une Brasil, Paraguai e Argentina. Essa pluralidade se reflete no seu perfil multicultural, caracterizada pelas diferentes culturas dos habitantes que lá chegaram ainda na época da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e os mais de 1,5 milhão de visitantes que anualmente desembarcam na cidade.
A construção da Itaipu Binacional começou em 1974, com a chegada das primeiras máquinas ao futuro canteiro de obras. À época, Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 34 mil habitantes. Em dez anos, a população salta para mais de 136 mil habitantes. As profissões do Sistema Confea/Crea estiveram presentes em todas as fases dessa construção, nos canteiros de obra, na alteração do curso do Rio Paraná, na construção da barragem. A engenharia transformando o cenário em uma região que viria a simbolizar o progresso e o desenvolvimento de um estado.
A realização da 73ª Soea traz a oportunidade de os profissionais conhecerem essa obra, que é um ícone da engenharia, desfrutar da natureza exuberante das Cataratas do Iguaçu, além de conhecer um estado tão promissor como o Paraná, o maior produtor de energia do Brasil e a quarta maior economia do País. O Paraná vem se destacando no cenário nacional por conta da agropecuária, indústria de transformação e, principalmente, produção de energia elétrica. Mais uma vez as profissões que integram o Sistema Confea/Crea contribuem para alavancar a economia.
Venha participar da Semana Oficial em que temas relevantes serão discutidos a fim de aprimorar as políticas públicas para o Brasil.
Bem-vindos
Ao longo dos últimos 73 anos, promovendo o debate sobre a legislação, habilitação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia se tornou o evento de maior projeção do Sistema Confea/Crea.De 29 de agosto a 1º de setembro próximo, quando realizaremos a Soea de número 73, veremos a dimensão alcançada com a presença de cerca de 4 mil participantes, entre profissionais, estudantes, cientistas e pesquisadores envolvidos no debate sobre o tema central “Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades”. Destacamos na programação deste ano, a exposição com os Creas de todo o Brasil, a 3ª edição do Contecc (Congresso Técnico Científico) e a 1ª etapa do 9º CNP (Congresso Nacional de Profissionais), que tem como ponto de partida “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”. Esta é sexta vez que Foz do Iguaçu abriga a Soea, o que, por si só, revela como a cidade está positivamente marcada na história do evento, como exemplo de acolhimento e organização. Esperamos que a próxima edição siga a tradição e fique eternizada por significantes contribuições sobre os rumos da engenharia brasileira. Participe desta oportunidade, interfira nas discussões, influencie no desenvolvimento da nação. Nenhum país progride sem o uso sistemático e ordenado da ciência e da tecnologia presentes nas modalidades de engenharias.
Atendendo aos anseios de nossos profissionais, entidades de classe, instituições de ensino e da diretoria do Crea-PR, nos candidatamos em 2015 a sediar o maior evento do Sistema Confea/Crea, a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Graças ao apoio unânime dos presidentes de todos os Creas, do presidente do Confea, dos conselheiros federais e da Diretoria Executiva da Mútua, conseguimos trazer novamente a Soea para o Paraná, como foi há 15 anos, última vez em que sediamos a Semana. O evento será em Foz do Iguaçu, que conta com a beleza exuberante das Cataratas do Iguaçu e uma das mais grandiosas obras de engenharia do mundo: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Durante a 73ª Soea, nosso objetivo é priorizar a integração e as parcerias. Tenho a convicção de que teremos uma oportunidade ímpar para discutirmos ações em prol do Sistema Confea/Crea e Mútua, principalmente por realizarmos em conjunto a 9ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) . E claro, a 3ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que reunirá trabalhos acadêmicos de todo o país. Esperamos vocês no Paraná para uma excelente Semana Oficial de Engenharia e Agronomia.
Mudanças, inovação e oportunidades: assuntos que têm pautado discussões nos vários níveis da sociedade. O Sistema Confea/Crea e Mútua – constituído por instituições conscientes de seus papéis – insere os assuntos na 73ª edição do nosso maior evento, que traz justamente o tema “Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades”. Congregando Profissionais, pesquisadores, estudantes e acadêmicos, extrairemos soluções e posicionamentos de questões intrínsecas do Sistema, sobretudo, ações para a retomada do crescimento e desenvolvimento, possível com a engrenagem da área tecnológica em primeiro plano. A Mútua tem papel fundamental nessas mudanças, em qualificar os profissionais da Engenharia, Agronomia e áreas afins. O Sistema Confea/Crea em parceria com a Mútua, que tem como missão primordial ser o braço assistencial da área tecnológica, ao capacitar os profissionais, propicia um cenário de mudanças e oportunidades por meio de soluções que passam pela inovação e criatividade em favor da sociedade. Só assim vamos conseguir um Brasil melhor: mutualistas e profissionais do Sistema são os instrumentos dessa mudança.