Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2018, em sua 75ª edição, tem como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. A 75ªSoea será realizada em Maceió (AL), de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. São esperadas mais de três mil pessoas. É o maior evento da área tecnológica do Brasil. Acontece, também, durante a Semana, o V Contecc (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia).
Palavra do Presidente do Confea
Há sete décadas o Sistema Confea/Crea realiza a Soea, tradição iniciada em 1940 e que atravessou o século promovendo integração e compartilhando conhecimentos entre os milhares de engenheiros, geógrafos, geólogos, agrônomos e meteorologistas que a cada ano se reúnem numa cidade do país. Em 2018, em Maceió (AL), não será diferente. Com o tema central “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” norteando a programação, debates focados na engenharia, no desenvolvimento do Brasil, na educação, na sustentabilidade socioambiental, na sociedade e na discussão do Sistema Confea/Crea e Mútua, enquanto agente de regulamentação e fiscalização profissional, a Semana atrairá profissionais de todo o país. A reconstrução, proposta no tema principal, precisa do saber técnico das diversas áreas do conhecimento, envolve aproximação e diálogo e, para trabalharmos juntos, convido todos a participar da Semana que transformará Maceió no centro das discussões sobre o desenvolvimento tecnológico e das geociências nacionais. A 75ª Soea abre espaço para a criação de vínculos sólidos entre o tradicional e o novo, entre o ensino, a educação e o trabalho comprometido com o progresso. Com linhas e traços convergentes, a Soea aproxima o profissional mais velho e mais experiente daquele que ainda em formação já expõe ideias e projetos. Reunidos no Contecc 2018, congresso científico que integra a programação, agregam e estimulam a renovação de lideranças e referências profissionais. Com a disposição de quem começa uma nova etapa na vida, convido para nos somarmos nessa empreitada. Venham, o Brasil precisa percorrer os diversos trajetos que levam a um único rumo: o crescimento socioeconômico e ambiental do país.
Palavra do Presidente do Crea-AL
Reafirmando o que disse em Belém do Pará, a 75ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada neste ano em Alagoas, será o marco para a retomada do desenvolvimento do Brasil. Ciente do compromisso e da responsabilidade, Maceió recebe de braços abertos os profissionais da área tecnológica de todo o país para discutir, como o eixo central, o tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. Pretendemos estimular debates que, de fato, saiam do papel e não fiquem só no campo de propostas. O Sistema Confea/Crea carrega consigo a chave para o progresso. É fato que o desenvolvimento passa por aqui. Mas, para isso, precisamos unir ainda mais as entidades de classe, conselhos, instituições de ensino, as empresas e o poder público para cooperar com a reconstrução social, política e econômica. Desta forma, entre os dias 21 e 24 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, iremos pensar uma nova forma de construir o Brasil, com seriedade, visão e ética. Até lá!
Palavra do Diretor-Presidente da Mútua
O que queremos para o nosso país? Pautado nessa reflexão e na responsabilidade social que a área tecnológica tem com a sociedade, o Sistema Confea/Crea e Mútua lança a 75ª Soea. Com mais de 40 anos oferecendo o que há de melhor em benefícios e serviços para o aperfeiçoamento e a qualidade de vida dos profissionais da área tecnológica, o que está estritamente relacionado ao desenvolvimento do país e à proteção da sociedade, a Mútua consolidou, em 2017 – ano de seu Jubileu de Rubi –, um ciclo de quatro décadas como importante instrumento de apoio e auxílio à força motora da nação – engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geógrafos, geólogos, técnicos e tecnólogos das áreas afins. A Mútua segue com relevantes projetos em curso, e avança ainda mais, cumprindo em sua totalidade o que preconiza a legislação que a criou e, ainda, as metas estabelecidas em sua Carta de Serviços do último triênio. Cada vez mais profissionais têm acreditado no papel da Mútua enquanto braço assistencial do Sistema, buscando apoio e segurança. É a Mútua 40+! Mais profissionais atendidos, mais sonhos realizados, mais projetos efetivados, mais crescimento e qualidade de vida.