Avaliação de desempenho em edificações é tema de minicurso do Contecc

Goiânia, 5 de outubro de 2022.

Como parte da programação do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que acontece paralelamente à 77ª Soea, o minicurso “Metodologias de avaliação de desempenho em edificações habitacionais no Brasil e implicações da ABNT 15575:2021 em projetos, execução, uso, manutenção e custos” foi apresentado nesta terça-feira, 4, pelo eng. civ. Jeferson Ost Patzlaff, no espaço Ilha Contecc. O encontro foi mediado pela conselheira federal suplente do Amazonas, eng. pesca Alzira Miranda de Oliveira.

Eng. civ. Jeferson Ost Patzlaff, professor da Unisinos, no Rio Grande do Sul
Eng. civ. Jeferson Ost Patzlaff, professor da Unisinos, no Rio Grande do Sul

O profissional explanou que de forma subjetiva e empírica o desempenho das construções já é aplicado às edificações habitacionais, no entanto, considerando-se as particularidades climáticas, de ruído e do próprio processo construtivo, não é possível aplicá-lo a todas as localidades do país. Para isso, ele reforça que é necessário realizar ensaios para que se entenda melhor o comportamento de cada região e para que a execução e entrega sejam planejadas de acordo com necessidade particular de cada projeto e local.

Patzlaff apresentou as conclusões de sua tese de doutorado sobre o tema
Patzlaff apresentou as conclusões de sua tese de doutorado sobre o tema

Em relação à aplicação das Normas de Desempenho, Patzlaff ressaltou que elas “são estabelecidas buscando atender as exigências dos usuários, independentemente dos materiais e sistemas construtivos utilizados”.

Acabamentos de alto padrão não necessariamente irão conferir um melhor desempenho à construção, sobretudo se não forem combinados com os demais elementos da obra.

Minicurso Metodologias de avaliação de desempenho em edificações habitacionais
Minicurso Metodologias de avaliação de desempenho em edificações habitacionais

Os parâmetros numéricos apresentados pelas NDs trouxeram ao mercado a responsabilização profissional pela execução de elementos da obra, que anteriormente eram entregues pelos fornecedores. Mas o cenário em relação a sua utilização ainda é desafiador, “poucos profissionais dominam o processo, pois é necessário o conhecimento específico em múltiplas áreas”.

Ainda que utópico, Patzlaff acredita em um cenário que o consumidor irá ter parâmetros para escolher sua habitação levando em conta as características de durabilidade e manutenibilidade, por exemplo. 

Patzlaff apresentou um comparativo ao mercado de automóveis
Patzlaff apresentou um comparativo ao mercado de automóveis

“Existe um ponto que ainda não temos uma resposta fechada, pois demanda muita pesquisa, que é quanto custa melhorar essas características. Por exemplo, consigo melhorar em 50% a questão do ruído, mas o custo não é 50% maior. Para cada um desses parâmetros existe um investimento e precisamos analisar o custo benefício, pois certamente muitas pessoas investiriam sabendo desse benefício”.


Reportagem: Janaína Laurindo – Crea-SC
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Janaína Laurindo