Transformação digital passa pela mudança da mentalidade

Goiânia, 5 de outubro de 2022.

Empreendedor desde os 16 anos, Felipe de Matos - presidente da Associação Brasileira de Startups, autor do livro “10 Mil Startups” e  CEO da Sirius: Escola de tecnologia e futuro - falou para uma plateia lotada de profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências sobre a mudança de mentalidade necessária para viver e empreender nos dias atuais, em constante transformação digital. 

Felipe de Matos, presidente da Associação Brasileira de Startups, autor do livro “10 Mil Startups” e CEO da Sirius
Felipe de Matos, presidente da Associação Brasileira de Startups, autor do livro “10 Mil Startups” e CEO da Sirius

Com 25 anos de experiência na área tecnológica e de inovação, Felipe, que já apoiou a formação e desenvolveu mais de 17 mil startups, disse que essas empresas estão usando tecnologias exponenciais para mudar a forma com que todo tipo de processo ou atividade é feita, de maneira muito mais eficiente que os modelos antigos. As equipes são menores, com menos recursos e capazes que criar soluções como grandes corporações.  


Os profissionais presentes ouviram que é preciso dar mais autonomia aos integrantes do grupo, evitando perda de tempo no processo. “Com isso se entrega o produto mais rápido. Se deu certo, lança versão dois. A diferença é que dessa maneira vai acumulando experiência. Se errar corrige mais rápido”, explicou. “É importante que os engenheiros e cada um de nós se atualizem para lidar com essa constante transformação”, disse Felipe Matos.

Profissionais ouviram sobre as tendências relacionadas com as exponencialidades
Profissionais ouviram sobre as tendências relacionadas com as exponencialidades

Em relação a tendências, Felipe de Matos apresentou algumas que na avaliação dele são importantes rumo a essa mudança de mentalidade. “São tendências relacionadas com as exponencialidades, com cada vez mais poder de processamento, mais conectividade e com menores custos ao automatizar os processos. Nós precisamos lidar com isso cada vez mais”, disse.

Anelly Medeiros (Crea-RN) 
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia