Brasília, 14 de agosto de 2025.
Após dedicar-se a muitas frentes de trabalho, em importantes cargos na administração pública paulista e nacional, ao conquistar a Medalha do Mérito a ser entregue durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Vitória-ES, de 6 a 9 de outubro, o engenheiro civil paraibano e mestre em Saúde Pública Paulo Bezerril Junior reconhece como principais legados, a liderança nas tratativas, ações e coordenação da elaboração dos artigos e dos projetos de leis de recursos hídricos e saneamento, respectivamente, aprovados na Constituição de 1989 do Estado de São Paulo e nas Leis 7.750/92, da Política Estadual de Saneamento, e 7.633/91, da Política Estadual de Recursos Hídricos. Legislações que serviram de base para os demais entes federativos e a Lei Federal 9.433/97 a qual veio substituir o Código das Águas Decreto 24.643/1934. Ao mesmo tempo, coordenou a elaboração do primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos, do Estado de São Paulo, também pioneiro e tomado como de base para os de outros Estados.
Confira a seguir outros pontos de vista deste homenageado pela 80ª Soea.

Confea - Quando o senhor percebeu a vontade de seguir em sua profissão?
Paulo Bezerril Junior - Foi logo na infância por ter mais facilidade com matemática e curiosidade por construções. No primário, a professora notando minha facilidade em matemática, por resolver problemas que até a classe mais adiantada não resolvia, muito me incentivou. Com 10 para 11 anos, construí sozinho um pequeno sobrado, de 50 cm de altura, com tijolos, madeira e telhas, no quintal de casa, onde minha mãe se sentava para tomar banho de sol.
Confea - Quais foram as principais referências para isso (mestres, familiares, influências)?
Paulo Bezerril Junior - Foram familiares e professoras. Não tinha nenhum parente engenheiro, nem influências próximas. Quando enteir no curso científico, atualmente correspondente aos últimos anos do curso médio, já estava determinado a fazer engenharia.
Confea - Quais são os seus principais projetos/feitos na sua área?
Paulo Bezerril Junior - Gostaria de dividir em duas áreas: os projetos, com a atuação enquanto projetista, e os com atuação enquanto gestor público. A primeira é um pouco mais individual, mas, na área pública, os projetos não são feitos apenas com uma mão. Os principais da área pública já mencionei acima e para tanto contei com a participação de cerca de 400 profissionais da área pública e da iniciativa privada. Ademais, posso mencionar, a coordenação do estudo e pesquisa para a caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos domiciliares no município de São Paulo. Trata-se de uma atualização abrangente e com técnicas avançadas de um ‘check-up’ do lixo para obter-se as informações de embasamento técnico fundamentais na tomada de decisões técnicas, econômicas e financeiras dos principais componentes de um sistema de limpeza urbana. Assim, evitando grandes desperdícios e a indesejável poluição ambiental. Já como projetista, destaco: modelos/padrões de Estações de Tratamento de Água (ETA clássica) e de Tratamento de Água por Clarificadores de Contato (conhecidos como “filtros russos’) para pequenas comunidades até 10.000 hab.- BNH /CTESB,1971; tratamento dos resíduos líquidos industriais do Curtume Santa Genoveva S.A – Aguai/SP, 1975. Este era o egundo maior curtume do Brasil e o primeiro (1975) a implantar o devido tratamento que, por sua vez, é um dos mais complexos tratamentos para atingir os parâmetros ambientais exigidos pela legislação. E ainda o relatório técnico preliminar de Viabilidade Econômica e Financeira do Plano de Controle de Poluição do Rio Paraíba do Sul, à montante da cidade de São José dos Campos/SP - SABESP, 1978/79; a ampliação da estação de tratamento de água ETA Marés (750l/s para 1.500l/s) João Pessoa /PB - 1980. A importância deste projeto é devido ao então pioneirismo (1980) com a aplicação de técnicas modernas para ETA, isto é, adequando e otimizando as unidades existentes sem novas obras.
Confea - Entre estes, qual o senhor destaca? Fale um pouco sobre ele.
Paulo Bezerril Junior - O de maior destaque é sem dúvida minha participação na modernização e atualização, de mais de meio século, da legislação brasileira de recursos hídricos por meio das Leis 7.663/91 - SP e a federal 9.433/97.
Confea - Qual a importância deste reconhecimento pelo Sistema Confea/Crea?
Paulo Bezerril Junior - A iniciativa do Sistema Confea/Crea é merecedora de muitos aplausos pelo seu relevante reconhecimento dos engenheiros que por mérito se destacaram engrandecendo e orgulhando a nossa nobre profissão. Recomendo uma maior divulgação deste Prêmio para realçar a importância, valorização e desempenho dos engenheiros que prestaram serviços relevantes à sociedade. Nenhum país desenvolvido deixou de receber a atuação indispensável das áreas técnicas/científicas, e precisamos valorizar isso continuamente.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea





