ART nacional e Sinter são tema de palestra

Aplicativo, que facilitará a vida de milhares de profissionais, foi tema na 75ª Semana Oficial.

[caption id="attachment_5946" align="alignright" width="300"] Machado: “Teremos o mapeamento completo do país”[/caption]

Aprovada pelo plenário com base na Resolução 1025, do Confea, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) será nacional em breve. Foi o que o conselheiro federal Alessandro Machado anunciou aos participantes da 75ª Soea e que na tarde da quinta-feira (23) participaram da palestra apresentada por ele sob o título ART Nacional e Sisurb, que é a base do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).

 

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

 

A modernidade do documento facilitará seu preenchimento e permitirá que o visto para atuar em estado diferente do de sua base possa ser feito online. Seu uso também poderá ser feito por aplicativo baixado no celular. Isso tornará o profissional mais independente e sem ter que recorrer ao Crea.

Outro assunto tratado por Machado foi o Sinter, que é o cadastro de imóveis e infraestrutura para a Receita Federal. “Teremos o registro desses imóveis, como Estados Unidos, Alemanha e França já fazem para mapear todo o seu território com o registro de obras e empreendimentos”, disse Machado.

“Equipes de tecnologia do Confea e da Mútua tornaram o trabalho possível. Um projeto de 2007 que só agora está pronto, depois do convênio assinado entre o Confea e a Receita Federal para viabilizar o Sinter”, explicou o conselheiro. “Dessa forma, os profissionais de Engenharia fornecerão à Receita Federal o número de cada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), com a geometria georreferenciada dos imóveis, a fim de que seja conhecida a área territorial do Brasil”, informou.

 

Reportagem: Maria Helena de Carvalho (Confea)

Edição: Julianna Curado (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Fotos: Art Imagem Fotografia