Serviços ambientais e projetos carbono offset são apresentados no Contecc

Goiânia, 4 de outubro de 2022.

Na tarde desta terça-feira (4/10), a coordenadora da Comissão Temática do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), eng. agr. Andréa Brondani, fez a abertura do minicurso “Pagamento por serviços ambientais e cálculo de pegadas de carbono no setor agroflorestal”, que integra a programação do espaço Ilha Contecc. O Congresso acontece em paralelo à 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Goiânia, entre os dias 4 e 6 de outubro.

A coordenadora da Comissão Temática do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), eng. agr. Andréa Brondani fez a mediação do evento
A coordenadora da Comissão Temática do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), eng. agr. Andréa Brondani fez a mediação do evento

Para contextualizar o crescimento e aprimoramento dos serviços ambientais entregues por profissionais de áreas da Engenharia, o eng. ftal. Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi, mestre e doutor em Geografia, iniciou sua apresentação abordando questões relacionadas ao efeito estufa.

Eng. ftal. Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi se apresentou na Ilha Contecc
Eng. ftal. Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi se apresentou na Ilha Contecc

“Estamos acostumados a ver publicações técnicas, matérias jornalísticas e discussões sobre o efeito estufa. Alguns profissionais contestam. Compreendo que é uma forma de aquecimento natural da terra, provocado pelos gases da atmosfera de que precisamos para ter o planeta habitável”.

No entanto, o aumento significativo na emissão desses gases preocupa ao trazer impactos aos ecossistemas terrestres e aquáticos. Com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Matricardi apresentou que somente o CO2 atmosférico aumentou 35% desde 1750 e sua taxa anual de concentração foi maior nos últimos anos (2010 a 2020). O Brasil se encontra na sexta posição na emissão de gases, 3,2% das emissões globais, sendo os principais responsáveis por esses números a agricultura e a agropecuária.

Entre as consequências do efeito estufa em desequilíbrio está o aumento da temperatura da superfície global. Este panorama preocupa e será discutido na Conferência Climática, COP 27, que será realizada em novembro deste ano, no Egito, conforme adiantou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em recente fala. Ele prospecta que será preciso assumir compromissos que possibilitem a redução de 45% das emissões até 2030.

Matricardi prevê o crescimento do mercado carbono offset entre 20 e 200 vezes na próxima década
Matricardi prevê o crescimento do mercado carbono offset entre 20 e 200 vezes na próxima década

Neste cenário, Matricardi acompanha o crescimento dos serviços para atender a necessidade de uma clientela ambiental. “Muita gente já está se beneficiando da redução das emissões da agricultura, com ações como a rotação do cultivo e a integração da agricultura e pecuária”.

Os serviços ambientais são atividades individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos. A lei nº 14.119/2021 institui a Política de Pagamento por Serviços Ambientais e o Cadastro Nacional de Pagamento por Serviços e prevê o PSA, o mercado de carbono, o ICSM ecológico, entre outros, com base nas regulamentações internacionais e de mercado, tendo como ponto sensível a questão da soberania nacional.

O profissional apresentou em sua fala o que considera características importantes do serviço ambiental. “É preciso ser quantificável, demonstrando sua atividade ao cliente, validado e certificado, com instrumentos de monitoramento claros e bem definidos, além de oferecer garantias e segurança da continuidade dos serviços em médio e longo prazo”.

Neutralização das Emissões de Carbono

Um carbono offset se refere, de forma ampla, à redução em emissões de gases do efeito estufa ou um aumento em estoque de carbono, que é usado para compensar emissões que ocorrem em algum lugar. Os tipos de projetos dessa área podem ser: manejo florestal melhorado ou aperfeiçoado, projetos para evitar conversão e REDD (Redução de Emissão de Desmatamento e Degradação).

Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) acontece em paralelo à 77ª Soea
Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) acontece em paralelo à 77ª Soea

Em síntese, Matricardi apresentou o processo de Certificação de Créditos de Carbono, destacando a quantificação, compensação, auditoria, revisão externa, certificação e venda. Sobre o mercado de carbono offset, ele destacou: “há previsão de crescimento entre 20 e 200 vezes do mercado de neutralização de carbono na próxima década”.

Reportagem: Janaína Laurindo – Crea-SC
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia